Prefeito Felipe Augusto conhece Museu da Vida Marinha do Instituto Argonauta

Facebook Twitter

Prefeito Felipe Augusto conhece Museu da Vida Marinha do Instituto Argonauta

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, conheceu nesta segunda-feira (7), o Museu da Vida Marinha, em Ubatuba, aberto ao público pelo Instituto Argonauta para a Conservação Costeira, reconhecida ONG (Organização Não Governamental), com 23 anos de atuação na defesa e proteção da vida marinha.

O prefeito foi recebido pelo diretor-presidente do instituto, Hugo Gallo Neto, e conheceu toda a estrutura do museu, instalado em um grande espaço de 3 mil m², junto com o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos. O Museu, aberto como parte das comemorações da VII Semana do Mar, foi totalmente construído sob a ótica da sustentabilidade, com materiais certificados e contêineres doados por uma empresa.

A missão do museu é mostrar a evolução da vida nos mares, desde o surgimento e sua evolução, até os dias de hoje, além das ameaças causadas pelo homem a esse ambiente e as possíveis soluções para os problemas ambientais; bem como divulgar o trabalho da organização. O museu, além da exposição de animais em seu pavilhão, que conta com a ossada de uma baleia-jubarte, entre outros, tem um auditório para 150 pessoas, biblioteca, lanchonete, loja de souvenires aberta ao público com enfoque em meio ambiente.

O Instituto foi criado em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido como Oscip em 2007. Em seu Centro de Reabilitação, nesses 23 anos, foram atendidos quase 12 mil animais. Junto com o Aquário de Ubatuba e a Base do Projeto Tamar, o museu é um novo atrativo para quem mora e visita o Litoral Norte de São Paulo.

O prefeito Felipe Augusto elogiou as grandes instalações do instituto e do museu. Sua gestão tem parceria com o Instituto Argonauta, que de acordo com o prefeito poderá ser ampliada, em novos projetos. A prefeitura cedeu um espaço na Praia Grande (Praia do Trabalhador) para instalação de uma base de reabilitação do instituto, que futuramente poderá ser transformado em um museu da vida marinha. Hugo Gallo agradeceu ao prefeito pela cessão do espaço e conversou sobre novos projetos do instituto em São Sebastião.

Felipe Augusto parabenizou o diretor-presidente pelas instalações e reiterou a intenção de ampliação da parceria, que avançará em reuniões previamente agendadas em breve. “Ubatuba e o Litoral Norte ganham com mais esta estação de referência. Parabéns ao Hugo, todos do instituto, e Ubatuba. Estou surpreso com o tamanho dessa estrutura, muito bem projetada. Pretendo ampliar os projetos em parceria e avaliar o momento adequado para enviar alunos de São Sebastião para conhecer o museu e as demais instalações. Quem sabe, no futuro, nossa cidade tenha um espaço semelhante”. Destacou o prefeito.
 
Visitação

O museu funcionará diariamente; sendo de domingo à quinta-feira das 10h às 18h e aos sábados e feriados das 10h às 20h.  O endereço é Avenida Governador Abreu Sodré, 1067, Perequê-Açu.

Compartilhe e faça seu comentário