Caraguatatuba recebe apoio do Estado para implantação do Observatório do Turismo

Facebook Twitter

Caraguatatuba recebe apoio do Estado para implantação do Observatório do Turismo

A implantação do Observatório do Turismo de Caraguatatuba ganhou um reforço de peso desde que foi iniciado em fevereiro deste ano. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, colocou seu Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) para estabelecer apoio institucional à Secretaria Municipal de Turismo.

Com isso, ele disponibiliza treinamento sobre coleta e interpretação de dados do turismo, conforme o cronograma do CIET; definição conjunta de indicadores a serem alcançados e disponibilizados à gestão pública e mercado especializado; orientação na criação e gestão de indicadores locais para o município e definição conjunta de metodologias a serem aplicadas no desenvolvimento dos trabalhos.

“A implantação do Observatório de Turismo de Caraguatatuba poderá ser realizada por meio de reuniões frequentes entre a equipe do CIET/SETUR-SP e da Secretaria Municipal de Turismo, bem como pelo apoio do CIET/SETUR-SP em todas as questões pertinentes ao tema”, destaca o secretário no documento encaminhado à secretaria.
Para ele, o monitoramento de dados no turismo é atividade da maior importância no auxílio à avaliação do desenvolvimento do turismo no município e grande aliado na tomada de decisões e construção de políticas públicas. “Esperamos com este apoio construir um excelente centro de informações para o desenvolvimento do turismo no município de Caraguatatuba”.

Para a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, “essa ação do Estado é muito importante porque vai trazer o conhecimento que precisamos para o observatório dar os resultados que a cidade precisa para o desenvolvimento do turismo de maneira profissional, organizada e sustentável para traçar políticas públicas que desenvolvam a atividade com maior assertividade e produtividade”.

Ela destaca ainda que tem um trabalho sendo desenvolvido que será traçado junto às diretrizes da Organização Mundial do Turismo (OMT), onde todos os indicadores são sustentáveis. “Vamos traçar essa estratégia junto ao CIET para buscar a chancela da OMT para o nosso observatório”.

Observatório do Turismo

O objetivo da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba é fazer um levantamento de toda a estrutura existente voltada para o setor, como quantidade, perfil e qualidade de tudo que pode ser oferecido ao turista de acordo com as suas preferências.

Por meio do Observatório do Turismo será possível disponibilizar o total de leitos existentes em hotéis, pousadas e mesmo casas de temporada. Com informações como: se possui restaurante agregado, que tipo de culinária serve, se aceita pet, se é pé na areia, central ou mais afastado, se possui espaço kids, entre outros. O mesmo ocorre para restaurantes, bares, cafés e boates.

Também será diagnosticado o total e tipos de trilhas, cachoeiras, atrativos de ecoturismo, produtos históricos e culturais. “Tudo que o turista e morador quiser saber estará à disposição de forma clara, com filtro e mesmo georreferenciado”, explica a secretária Maria Fernanda Galter Reis.

Compartilhe e faça seu comentário