Prefeitura de Ilhabela assina decreto para expansão do Parque das Cachoeiras

Facebook Twitter

Prefeitura de Ilhabela assina decreto para expansão do Parque das Cachoeiras

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, assinou nesta quarta-feira (02), o decreto n° 8.773 para a expansão do Parque Municipal das Cachoeiras, ato que fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente. A área atual de 85 mil m² passará a ser de 441 mil m², resultante da soma entre os locais que foram expandidos, localizadas no bairro da Barra Velha.

São inúmeros ecossistemas presentes nessa unidade de conservação ambiental, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais, que abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, algumas delas em processo de extinção, daí a importância de sua preservação.

O delegado Diogo Ribeiro Daiello explicou que essa ampliação irá refletir de forma positiva na proteção do município. “O Parque das Cachoeiras é uma reserva socioambiental e com essa ampliação poderemos proteger as áreas de vandalismo e degradação ambiental, junto a ocupação irregular do solo”.

Quem comemorou o anúncio foi a gestora do Parque Estadual, Maria Inês Fazzini. “Como caiçara é um prazer muito grande ver tudo isso sendo feito. Estamos preservando a cidade que gostamos e que nasceram os nossos os filhos. Esse é um símbolo de que pensamos pelo bem da nossa cidade”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano,. “Com incorporação dessas áreas cadastradas poderemos faremos a recuperação florestal desses territórios. Estamos fazendo a ampliação da área protegida de Ilhabela e outros possíveis locais estão sendo vistoriados, para que futuramente possamos fazer novas expansões”.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou o momento histórico na expansão do Parque das Cachoeiras. “Está ampliação do parque é muito importante para arquipélago, visto que estamos na Semana do Meio Ambiente. É muito satisfatório está assinando esse documento hoje, porque com essa incorporação essas áreas estarão protegidas dentro de Ilhabela”.

A cerimônia de assinatura do decreto contou com a presença do Prefeito Colucci, do vice-prefeito João Pedro Colucci, do secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, a presidente da Câmara, Diana Matarazzo, a gestora do Parque Estadual de Ilhabela, Maria Inês Fazini, do delegado de Ilhabela, Diogo Ribeiro Daiello, dos vereadores Edilson Cesar, Ezequiel de Jesus e José Pereira da Silva (Zé Preto), além dos secretários Luís Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos), Kátia Freire (Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Luciane Leite (Turismo), Rosa de Fátima Rangel (Finanças) Antonio Cornélio (Serviços Urbanos), Lúcia Reale (Saúde), Nanci Zanato (Desenvolvimento e Inclusão Social) e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eloísa Colucci.

Compartilhe e faça seu comentário