JDL anuncie

Caraguatatuba - Trade turístico discute retomada das atividades pós-pandemia

Facebook Twitter

PMC

Caraguatatuba - Trade turístico discute retomada das atividades pós-pandemia

Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram (virtualmente), nesta segunda-feira (18/5) para discutir medidas que podem ser adotadas para a retomada do setor após a saída do isolamento provocado pelo novo coronavírus (Covid19).




A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, explicou que há uma equipe trabalhando para levar ao prefeito Aguilar Junior sugestões e protocolos a serem adotados tão logo os estabelecimentos possam trabalhar de forma plena.

Ela explicou, ainda, sobre as ações que visam o fortalecimento do turismo junto às comunidades. 

“Queremos implementar o projeto ‘Turismo nos Bairros’ para que a população saiba a importância desse setor na vida de todos que moram em cidades estâncias e que os moradores façam parte, entendendo a cadeia do turismo”.

A ideia é levar feiras de turismo a bairros da região sul, onde os moradores poderão expor seus trabalhos como artesanato, comidas, compotas, além de mostrar os atrativos da área. 

“Vamos trazer corridas na terra, levar as pessoas para conhecer as cachoeiras dessa região, praticar o turismo rural, mostrar que Caraguatatuba não é somente mar e sol”, explica Maria Fernanda.


Deliverys
Com tantos eventos cancelados devido à pandemia, a Prefeitura estuda um novo formato para o Caraguá A Gosto, maior evento gastronômico da cidade.

Nesta edição, uma das propostas, caso o isolamento perdure, é fazer a versão delivery, onde os estabelecimentos definem o prato participante e fazem a entrega.

“Para este ano, a prefeitura não deve cobrar a taxa de participação dos estabelecimentos que participaram das edições anteriores”, antecipa a secretária, apontando que essa é uma ideia do prefeito em isentar, neste momento tão difícil, todos que sempre participaram dos eventos.

Festival do Camarão, Festa da Tainha são outros eventos que sempre reuniram um excelente público e que neste ano podem ganhar a versão drive thru, onde o consumidor faz o pedido e retira na barraca sem descer do carro.

Outra ideal é a concessão do Selo Turismo Legal para os estabelecimentos do setor hoteleiro que possuem alvará e estão no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

Os representantes do Comtur sugeriram que seja destinado um percentual acima do 0,6% do orçamento à Secretaria e que vão protocolar a propositura para ser inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Se pudermos fazer isso, será uma ajuda para o setor que foi um dos mais afetados nesta pandemia”, disse a presidente do Conselho, Sandra Abril.

O secretário-executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, também participou da reunião virtual e aproveitou para esclarecer sobre o lançamento de uma campanha de antecipação de vendas de pacotes turísticos junto a operadoras de turismo. “Os municípios estão formatando os produtos que podem ser um diferencial nesse programa”, esclareceu.

O Circuito Litoral Norte representa as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba e tem parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado. O edital de chamamento para o projeto deve ser lançado nos próximos dias.

Ainda conforme ele, os municípios também preparam os protocolos para funcionarem após a saída do isolamento, o que consiste em cuidados como distanciamento entre os clientes, limpeza, disponibilidade de álcool em gel, entre outros, que será apresentado ao governo do Estado.

Ainda participaram da reunião integrantes do Comtur pela Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Associação de Quiosques, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, além da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e Associação Brasileira de Hotéis (ABH).



Jornal do Litoral
MESTRA MAIO 2020  Campanha

Compartilhe e faça seu comentário