JDL anuncie

Ilhabela - Tradicional Congada de São Benedito será celebrada online

Facebook Twitter

PMI

Ilhabela - Tradicional Congada de São Benedito será celebrada online

A programação virtual inclui vídeos com depoimentos de congueiros, exposição virtual e live da missa dos Congos

 


A Congada de São Benedito de Ilhabela é uma manifestação religiosa e cultural caiçara que acontece há mais de dois séculos no arquipélago, durante o mês de maio.
 
Este ano, como as ações de enfrentamento da pandemia do Covid-19 impedem a realização da tradicional festa, a celebração será feita de forma diferente. Para exprimir a devoção a Benedito Santo, a Associação Cultural dos Congueiros tomou a iniciativa representar a Congada simbolicamente, de forma online.
 
No site www.congadadeilhabela.com.br, serão lançados vídeos de homenagem aos festejos ao longo da sexta-feira, sábado e domingo (15, 16 e 17 de maio), quando o evento seria realizado (ver programação abaixo)

Os vídeos foram produzidos de forma online, seguindo as recomendações do período de quarentena. Os congueiros gravaram depoimentos e embaixadas das suas próprias casas. Além disso, também foram utilizados materiais de arquivo gravados em anos anteriores.
 
No mesmo endereço também estará disponível a partir de sexta-feira, 15/5, a Exposição Virtual sobre a Congada, com fotografias, pinturas, xilogravuras e documentários produzidas por artistas de Ilhabela em anos anteriores. 

Giba e Eros Pinna, Lais Helena, Marcio Pannunzio, Maristela Colucci, Ricardo Imakawa e Vicente Barnabeu são os artistas selecionados.
 
A missa dos Congos, tradicionalmente realizada no domingo pela manhã, será transmitida online pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda.
 
A programação virtual da Congada é uma iniciativa da Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).
 
 
Confira a programação:
 
15/5 - (sexta-feira)
9h – Lançamento do site e Exposição Virtual
12h- Documentário: Congueiros
17h- Lançamento do vídeo: Levantamento do Mastro
 
16/5 - (sábado)
9h – Lançamento do vídeo: Trechos do Primeiro Baile
12h – Documentário: Ucharia de São Benedito
 
17/5 – (Domingo)
10:30h – Live da Missa dos Congos no Facebook da Paróquia Nossa Senhora D’ajuda – Pascom
11h – Vídeo: Homenagem dos Congueiros
 

MESTRA MAIO 2020  Campanha

Compartilhe e faça seu comentário