JDL anuncie

Prefeitura de Ubatuba promove ação de combate ao turismo ilegal

Facebook Twitter

PMU

Prefeitura de Ubatuba promove ação de combate ao turismo ilegal

Ação conjunta, articulada pela secretaria de Turismo, teve objetivo de fiscalizar e orientar sobre práticas inadequadas




No último sábado, 08/02, uma ação conjunta que envolveu a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Turismo e Guarda Civil Municipal (GCM), a Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e as polícias Ambiental e Marítma percorreu as praias do cedro, Deserta, Saco das Bananas e Simão para ações de fiscalização, visando o combate ao turismo ilegal.

Como são locais de difícil acesso, esses locais são procurados para a prática de acampamento irregular e turismo predatório.

De acordo com a Comtur, a operação foi articulada visando a orientação dos turistas sobre as práticas ilegais. Não foram registradas ocorrências e foi feito o monitoramento das áreas.

“A ação visa combater acampamento irregular em áreas inadequadas. Não queremos proibir o acampamento, mas sim, indicar que a prática seja executada em locais indicados visando, principalmente, a preservação de nossos recursos naturais e praias”, explicou o secretário de Turismo, Potiguara do Lago.


Legislação
O Decreto Estadual 52.388, de 13 de fevereiro de 1970, proíbe o camping selvagem e o churrasco nas praias em todo o litoral do estado, e a Lei Municipal número 1360, de 27 de maio de 1994 também trata sobre o assunto.

O camping em Ubatuba só é permitido em locais regulamentados pelo município.


Recomendações em Ubatuba
Para os amantes do Turismo Ecológico, é recomendada a contratação de um dos mais de 80 guias de turismo credenciados junto ao Ministério do Turismo, que poderão orientar as trilhas e os locais onde é permitida a prática de camping de pernoite.

Além de ser um crime, segundo a lei, o acampamento na praia provoca a depredação da natureza com atitudes como retirada de madeira verde para fazer fogueiras e lixo.

Compartilhe e faça seu comentário