Sabesp mostra à Prefeitura de Ilhabela nova tecnologia para reforçar abastecimento na alta temporada

Facebook Twitter

SABESP/Divulgação

Sabesp mostra à Prefeitura de Ilhabela nova tecnologia para reforçar abastecimento na alta temporada

Com investimento de R$ 1 milhão, o equipamento, previsto inicialmente para permanecer no arquipélago até o final da temporada, ficará até março de 2021


A Sabesp recebeu na Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca a visita da prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, acompanhada de seus secretários, para conhecer de perto a nova tecnologia de reforço para o tratamento de água no município.

Recepcionada pelo superintendente da Unidade de Negócio do Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, pelo gerente da Sabesp em Ilhabela, Pedro Fernando Ponce, e funcionários que atuam na área de abastecimento, a prefeita fez uma visita técnica à estação na quinta-feira (6/2) e conferiu o funcionamento da ETA compacta, um equipamento de alta tecnologia capaz de continuar tratando água com elevado nível de turbidez em situações muito adversas, como tem acontecido ultimamente, após chuvas muito intensas.

Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, a “mini estação” tem capacidade de filtração de 50 litros/segundo, funcionando com excelência em situações emergenciais. 

Previsto inicialmente para permanecer em Ilhabela até o final da alta temporada, o equipamento teve sua estadia prolongada. “Nosso objetivo é reforçar o abastecimento no município durante o ano todo e por isso vamos manter a ETA compacta até o final da próxima temporada em 2021”, destacou o superintendente.

Com a instalação da nova ETA, a capacidade de tratamento da estação Água Branca passou de 100 litros/segundo para 150 litros/segundo, garantindo a confiabilidade na água distribuída à população. 

Durante a visita à unidade da Sabesp, responsável pelo abastecimento de 80% do município, incluindo regiões como a Barra Velha, Centro e Pacuíba, no norte da cidade, a prefeita pôde conhecer todas as etapas do tratamento até que a água chegue à torneira do munícipe.

O superintendente da Sabesp na região, Rui César Bueno, ao destacar a inovação na instalação da miniestação no município, aproveitou a ocasião para explicar o funcionamento do sistema. 

“A estação compacta instalada e em operação no município é uma ETA Tecnológica, com a mais moderna tecnologia disponível para o tratamento de água de forma prática, segura e de altíssima qualidade. Esta tecnologia está sendo utilizada em Ilhabela para aumentar a segurança operacional, manter a qualidade da água produzida, principalmente neste ano, com altos índices de pluviometria, além de garantir as vazões necessárias para os momentos de pico de demanda”, finalizou.

Jornal do Litoral

Compartilhe e faça seu comentário