Ubatuba faz a entrega da iluminação da orla de três praias

Facebook Twitter

PMU

Ubatuba faz a entrega da iluminação da orla de três praias

Evento faz parte da comemoração dos 382 anos do município; ao todo, 10 praias serão contempladas

 
A noite de quarta-feira, 16, foi marcada pela entrega simbólica da iluminação em LED da orla de três praias – Enseada (instalação de 48 luminárias), Itaguá (substituição de 97 luminárias) e avenida Iperoig (instalação de 72 luminárias em 32 postes) – como parte das comemorações dos 382 anos de Ubatuba.

Além da valorização da beleza e do espaço, a ação visa oferecer mais segurança para as pessoas que transitam pelos locais. O presidente da associação de amigos e moradores da Enseada (AME), César Martins, comemorou a entrega. “Quero agradecer essa colaboração, em nome dos moradores e de todos os associados da AME.  A iluminação está trazendo muita segurança e, essa, principalmente, sempre foi uma batalha nossa”, disse.

Maria Aparecida Esteves, moradora da região centro-sul, parabenizou a iniciativa da Prefeitura na criação de uma “nova Enseada”. “É uma Enseada iluminada e com segurança”.

“Além dos fatores já mencionados, principalmente a segurança, é importante lembrar que estamos buscando oferecer um serviço de melhor qualidade. Além da eficiência das lâmpadas de LED, elas vão reduzir significativamente o custo, pois geram 80% a mais de economia, sem contar que são mais sustentáveis. Estamos buscando o melhor para nossa cidade valorizando vários aspectos”, destacou o prefeito Délcio Sato (PSD).
 

Detalhes
Com recursos provenientes do Dadetur, a obra está sendo realizada pela empresa ganhadora da licitação, DK Engenharia e Construções Ltda. Todo o processo, que vai do planejamento à execução, teve início no final de abril.

Já a fase de instalação teve início efetivo no começo de junho. De acordo com a empresa, a execução interna é o primeiro passo, com processo de cabeamento subterrâneo, análise de campo e aquisição de postes, que não são vendidos no comercio e, sim, adquiridos direto da indústria.

“A fase de instalação é a última da obra e acontece, basicamente, após 60 dias do start inicial”, explicou um dos responsáveis técnicos pela instalação, Tarcísio Bourguignon.

O também responsável técnico e engenheiro de campo, José Dorio, explicou que há instalação de postes e luminárias. Ao todo, serão 445 novos pontos de iluminação, com luminárias de LED e projetores, sendo que desse total, 261 são novos postes.

Já na orla do Itaguá, foi feita a substituição de 97 luminárias.
 
 
Confira as praias beneficiadas:
* Picinguaba
* Iperoig
* Toninhas
* Enseada
* Lázaro
* Maranduba
* Perequê Açu
* Tenório
* Praia Grande
* Itaguá
 
Obs. Lembrando que as luminárias têm potências diversificadas e foi feito um estudo para não prejudicar o meio ambiente.


Jornal do Litoral

Compartilhe e faça seu comentário