Atau

Aloha Spirit: uma das maiores competições de praia do mundo inicia suas etapas em Ilhabela

Facebook Twitter

Aloha Spirit: uma das maiores competições de praia do mundo inicia suas etapas em Ilhabela

Consolidado como um dos três maiores festivais de esportes de praia do mundo, o Aloha Spirit 2019 foi aberto hoje (12), em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo (SP), onde tudo começou há 11 anos. A programação seguirá amanhã (13), a partir das 5h, e no domingo (14), a partir das 6h30.

A Praia do Perequê, tradicional “palco” do evento, reunirá nove modalidades em disputa, grande parte no mar, além de diversas ações socioambientais no Espaço Conexões, reunindo em um mesmo local, discussões sobre esportes, arte e cultura. 

Os atletas competirão na Va’a, modalidade conhecida como Canoa Havaiana ou Polinésia, em equipes, duplas e individual, Stand Up Paddle (SUP), Surfski, Paddleboard, Waterman e Natação em Águas Abertas; também haverá prova de Apneia Estática e Beach Run, Corrida de Montanha e o Remo Indoor, totalmente relacionado com quem gosta do mar. 

Fora das competições, o evento contará com uma vasta programação, incluindo festival de cinema, aulas de yoga, slackline, espaço kids, shows musicais, feira de artesanato e de produtos esportivos. 

No Espaço Conexões, além das rodas de conversa, uma das grandes atrações será a palestra da médica de aventura Karina Oliani, que entre outros feitos, foi a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, também a primeira mulher sul-americana a escalar o Everest por suas duas faces, além de ser bicampeã brasileira de Wakeboard, Snowboard e recordista em Mergulho Livre (apneia). 

No total, o Aloha Spirit 2019 terá três etapas, com os atletas sendo declarados campeões da temporada na soma dos resultados. Depois de Ilhabela, o Circuito terá novo encontro, longe do Litoral, em Brasília (DF), que já tem uma identidade com o evento, nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Pontão do Lago Sul. A final está marcada para os dias 22, 23 e 24 de novembro, na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ). 

Nessa temporada, o evento traz como tema “A Simbologia da Água”, e todas as ações do festival se conectam ao assunto, com o objetivo de incentivar a sua preservação e disseminar uma onda de conscientização sobre a sua importância.

O início no arquipélago 

O Aloha Spirit começou a ser realizado em Ilhabela, em 2009, apenas com as disputas de canoa havaiana, reunindo 60 atletas. Com o passar dos anos e com o aumento das categorias esportivas, foi ganhando corpo e reunindo mais de seis mil esportistas. “Esse evento fecha um primeiro ciclo, ter tornado o Aloha um dos maiores eventos do mundo e, já internacional, abre um novo ciclo,  continuar sendo uma referência em competições”, disse o criador e diretor do Aloha Spirit, João Castro. 

Ele explicou que sustentabilidade não significa apenas preservação do meio ambiente, mas também ser acessível para todos. “Influenciar boa alimentação, hábitos humanos”, reforçou Castro, animado com a abertura do Circuito. “Em Ilhabela acreditamos em um crescimento de público bem grande e no número de atletas. Já estaremos felizes em manter os números de 2018, embora acreditemos que vai subir mais uma vez”, relatou. 

Castro ainda falou sobre as novidades esportivas para 2019. “A corrida de montanha não é esporte aquático, mas atende amigos, familiares, acompanhantes, que por vários anos fizeram essa solicitação. Muitos correm, pois não fazem nada na água, seja por medo ou por não nadarem. O remo indoor surgiu para inserir atletas do remo olímpico. Mas com essa nova modalidade, atraímos atletas de crossfit e que serão muito bem-vindos. Estou certo que muitos vão olhar para as modalidades no mar é iniciar em alguma delas”. 

No ano passado, um dos grandes destaques do Aloha Spirit foi o paulista Rogério Mendes, campeão nas modalidades waterman e va’a individual e a baiana Sinara Pazos Britto, que faturou quatro títulos, no waterman paddleboard e na natação no mar nos 1.500 e nos 3.800 metros. Outros atletas conhecidos também garantiram títulos como: Luiz Guida, o Animal, e Lena Guimarães, ambos no sup race e no sup técnico. 

O Aloha Spirit 2019 tem os patrocínios de Corona (Ambev) e Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. 

Etapas  

1ª etapa | Ilhabela (SP)

Praia do Perequê  | 12, 13 e 14 de abril 

2ª etapa | Brasília (DF)

Pontão do Lago Sul | 21, 22 e 23 de junho 

3ª etapa | Cabo Frio (RJ)

Praia do Forte | 22, 23 e 24 de novembro 

Serviço: Quem ainda não se inscreveu para a etapa de Ilhabela pode garantir participação pelo site www.alohaspirit.com.br O atleta pode optar por correr duas provas com o valor da taxa reduzido. A programação completa pode ser encontrada no site https://alohaspirit.com.br/aloha-ilha-bela-sp.php.

 




Exposição Jeannis
Educação Ilhabela

Compartilhe e faça seu comentário