Formatura da 1ª turma da Guarda Mirim lota Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba

Facebook Twitter

Cláudio Gomes/PMC

Formatura da 1ª turma da Guarda Mirim lota Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma noite de gala no Teatro Mário Covas, para comemorar a formatura da primeira turma da Guarda Mirim do município na quarta-feira (10).

O prefeito Aguilar Junior, secretários de governo, adjuntos, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino, vereadores, familiares e convidados, prestigiaram o evento aberto com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e do município pela Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal), regida por Marcos dos Santos.

A oradora da turma, Paloma de Barros Alves, 15, ressaltou a emoção de estar ali, representando os demais formandos. “Todos nós entramos com o intuito de sairmos pessoas melhores e conseguimos, apesar das dificuldades. Sempre tivemos muito cuidado, carinho e amor por parte dos professores e da nossa família para seguirmos em frente”, destacou.

Em seguida, o aluno Gustavo Pinto Arriel pediu que todos se levantassem para fazer o juramento, que ressaltou a ética, a cidadania, o cumprimento das leis e do bem comum nas ações dos Guardas Mirins.

O diretor e professor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, agradeceu ao prefeito, à secretária de Educação, Márcia Paiva, ao secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior e aos professores. “Juntos conseguimos cumprir essa etapa com ótimos resultados. Estamos no caminho certo. Foi uma honra e um privilégio participar da vida desses adolescentes. Que vocês sejam honestos, esforçados, bondosos e honrem a Guarda Mirim de Caraguatatuba”, afirmou.

Em seu discurso, Aguilar Junior, ressaltou a alegria de participar desse momento histórico. “É um pedacinho do nosso Plano de Governo que se concretizou. Gostaria de agradecer, especialmente, ao professor Daniel, que entendeu nossa proposta com a implantação da Guarda Mirim. Também aos vereadores Aurimar Mansano e De Paula, que foram determinantes para a criação e regulamentação da Guarda Mirim por meio da Lei 1.190 de 2005 e do Decreto 895 de 2018. Da mesma forma, agradecemos ao vice-prefeito, Campos Júnior, e à secretária de Educação, Márcia Paiva, por darem suporte, assim como às famílias dos alunos”, afirmou.

O prefeito deixou ainda um recado para os empresários da cidade: “Contamos com vocês para que os Guardas Mirins, ao término do estágio, sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Deem oportunidade a eles nas empresas”, frisou.

A formanda, Brenda de Oliveira, 17, disse sentir-se mais responsável e disciplinada. “Agora vamos iniciar uma nova experiência, que vai contar muito para enfrentar o mercado de trabalho. No futuro, quero fazer Pedagogia, porque acho lindo ensinar outras pessoas”, contou.

O colega, Bruno Kauan Coelho da Silva, 14, avaliou as aulas nesses primeiros seis meses. “Nos ensinaram, principalmente, a importância da postura, disciplina e hierarquia o que, em sua opinião, está faltando no Brasil. Tenho uma expectativa alta de fazer Direito na USP, ser político e, quem sabe, presidente da República”, revelou.

Os pais de Bruno, Edvaldo Martins Barbosa e Carina Coelho da Silva, ambos aos 38 anos de idade, prestigiaram o filho. “A Guarda Mirim complementou os estudos dele, ocupou seu tempo livre, além de torná-lo mais disciplinado. Um excelente projeto da Prefeitura”, declarou Barbosa.



Curso Bitcoin
Dengue 9

Compartilhe e faça seu comentário