JDL anuncie

Prefeitura de Ilhabela ampliará parceria com o Corpo de Bombeiros

Facebook Twitter

Divulgação/PMI

Prefeitura de Ilhabela ampliará parceria com o Corpo de Bombeiros

Celebração de convênios, programas e realização de cursos, foram assuntos abordados em reunião com o Corpo de Bombeiros

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Louro, e funcionários do Departamento Especial de Segurança Pública e da Procuradoria do município, realizou na segunda-feira (11), reunião com o capitão da PM comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte, Newton Krueger e o tenente PM André Smidi.

Vários assuntos de interesse público foram abordados, entre eles a atualização do convênio com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), já assinado pelo prefeito Márcio Tenório, e encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O convênio prevê a contratação de 12 bombeiros salva vidas, através de processo seletivo, que atenderão as praias do Bonete, Castelhanos e região central do município, durante o ano inteiro. O contrato é baseado no texto da nova legislação estadual, prevendo a cooperação dos bombeiros municipais com os estaduais.

Também foi pautada a celebração de convênio com a Corporação para realização da atividade delegada, com implantação da ‘motolância’, serviço prestado por bombeiros de folga, que farão atendimento de Samu, priorizando e agilizando o primeiro atendimento aos moradores e visitantes de Ilhabela.

Interligando a questão de acidentes no município, o comandante dos Bombeiros, solicitou que o Executivo adquira um desencarcerador expansor, aparelho que corta carros, ajudando os resgates de vítimas presas em ferragens. A Prefeitura, de imediato informou que a compra do aparelho será providenciada.

Sobre o Fundo Municipal do Bombeiro, as tratativas com a Administração são de regulamentação, através de Decreto. Com a formalização, o Fundo poderá proporcionar recursos e meios para a implementação de ações de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento e de prevenção de acidentes, a serem desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, ainda ficaram firmados o Programa Bombeiro na Escola e a realização de cursos de primeiros socorros e brigada de incêndio. O programa é o antigo projeto Bombeiro Mirim, que atenderá todos os jovens da rede municipal do 8º e 9º ano, cerca de 825 alunos, que receberão treinamentos no período de uma semana, pela Corporação. Já os cursos serão ministrados pelo Corpo de Bombeiros e direcionados aos funcionários da Defesa Civil, Departamento de Trânsito, vigias, auxiliares de primeira infância (Api's) e professores de Educação Física. Os cursos já serão iniciados nas próximas semanas.

Ainda estiveram presentes na reunião, o procurador da Prefeitura, Luís Eduardo Guedes, os funcionários do Departamento Especial de Segurança Pública, Evandro Petta dos Santos e Hugo Mendes de Oliveira e o funcionário da Secretaria de Educação, João Paulo de Souza.



Crédito Rafael
Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário