JDL anuncie

Prefeitura e Concessionária apresentam projeto de monitoramento no evento “Iluminando o Futuro das Cidades”

Facebook Twitter

Luis Gava/ PMC

Prefeitura e Concessionária apresentam projeto de monitoramento no evento “Iluminando o Futuro das Cidades”

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Concessionária Caraguá Luz, realiza no próximo dia 20 de março (quarta-feira), às 19h, no Teatro Mario Covas, o evento “Iluminando o Futuro das Cidades”. Na oportunidade, será apresentado o projeto piloto que traz para Caraguatatuba uma tecnologia japonesa e que compreende a instalação de 10 câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação e em pontos de grande concentração de pessoas e veículos. O objetivo é auxiliar na segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e produção de dados analíticos.

O projeto é uma parceria com a NEC Corporation, uma das maiores do mundo na área de videomonitoramento e o Grupo CONASA Infraestrutura, que está viabilizando a primeira experiência no Brasil de monitoramento da segurança pública por meio de câmeras de alta resolução, instaladas em postes de iluminação.

“Pelo projeto piloto também vamos identificar uma série de serviços que podem ser prestados ao município e à população como rede de banda larga, câmeras de monitoramento biométrico de alta resolução, sensores de ruídos e leitura de placas de veículos, por exemplo”, afirmou Pedro Vicente Iacovino, diretor da Caraguá Luz.

As câmeras do projeto piloto, com zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real, farão a identificação de pessoas através de biometria e de veículos por meio da leitura de placas. No caso dos veículos, o objetivo é identificar carros em situação irregular, não tendo a função de aplicação de multas de trânsito.

Prestação de contas

Ainda no evento, a Concessionária Caraguá Luz e a Prefeitura de Caraguatatuba apresentam os resultados da primeira Parceria-Público-Privada de iluminação pública do Estado de São Paulo e a segunda do país.

Firmada em 2015 pelo Grupo CONASA Infraestrutura por meio da Urbeluz Energética e pela Fortnort Engenharia e Desenvolvimento Ambiental, a PPP, que deu origem à Concessionária Caraguá Luz, é a primeira no Brasil 100% executada.

Todos os investimentos previstos pela PPP foram concluídos nos três primeiros anos de contrato com a modernização de 19.987 pontos de iluminação pública, meta ultrapassada em outubro de 2018 com a instalação de 20.521 luminárias com tecnologia LED, e evoluída em dezembro para 20.800 pontos de luz, instalados em todos os bairros da cidade. Deste montante, 2.962 foram novos pontos de luz.

“Hoje, as PPPs são de vital importância para as administrações públicas, pois além de se configurarem como uma solução ao problema da escassez de recursos públicos para investimentos em infraestrutura, elas têm atuado de forma a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. A resposta é sempre rápida, o que propicia a credibilidade da concessão junto aos cidadãos. Hoje, é nítida a comparação positiva da iluminação de Caraguatatuba com cidades vizinhas. Mais iluminada e mais segura, transmitimos mais segurança para a população”, afirma o prefeito Aguilar Júnior.

Nos próximos dois anos a empresa deve instalar mais 6 mil luminárias LED, em locais como Morro de Santo Antônio, Morro do Camaroeiro, Estrada do Rio Claro, Golfinhos, Tarumãs e no trecho da rodovia entre a Cocanha e Ubatuba, privilegiando pontos que não estavam previstos no contrato inicial, fazendo com que a cidade atinja, em breve, 100% do parque luminotécnico com tecnologia LED.

Até julho de 2019, todas luminárias LED serão monitoradas e comandadas a partir de um sistema de telegestão que permitirá a instalação de novos aplicativos para se chegar a uma cidade inteligente.

A redução média do consumo de energia elétrica nos projetos executados atingiu 65%, o que significa uma economia estimada em R$ 350 mil ao mês. O contrato para administração, operação e manutenção do parque de iluminação pública com a Prefeitura de Caraguatatuba segue até 2028.

Palestra

O arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente, fará palestra no evento sobre a temática “Iluminando o Futuro das Cidades”.

Entre os temas abordados estão Cidades inteligentes, novas tecnologias para uma cidade melhor; Sustentabilidade e o futuro das cidades; Soluções inteligentes para enfrentar a questão dos resíduos sólidos; Cidades seguras, lazer e espaço urbano: o papel de iluminação pública; e Desafios para as cidades do futuro: habitação e mobilidade.
Crédito Rafael
Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário