Caça ao Esgoto Ilhabela

Prefeito de Ilhabela acompanha serviços de desobstrução na Estrada de Castelhanos

Facebook Twitter

PMI

Prefeito de Ilhabela acompanha serviços de desobstrução na Estrada de Castelhanos

Trabalhos são acompanhados pelo prefeito

As duas principais ocorrências foram nos kms 1,5 e 15 com deslizamentos de terra e quedas de árvores de grande porte


O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhou nesta terça-feira (12), os serviços de desobstrução nos dois trechos da Estrada de Castelhanos mais afetados pela forte e constante chuva dos últimos dias. O primeiro trecho, no quilômetro 1,5  -  onde ocorreu deslizamento de terra e queda de árvores -, foi liberado pela manhã e o segundo, na altura do km 15, com o registro de quedas de árvores de grande porte, por volta das 15h, estava com os serviços concluídos.

O chefe do Executivo chegou às 9h30 no km 1,5 e acompanhou os serviços realizados e coordenados por servidores e técnicos das secretarias de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano, Obras e Habitação, e Defesa Civil, com a presença do supervisor do Parque, Francisco Honda. Após a Elektro, empresa concessionária do serviço desligar a energia no local, homens e máquinas fizeram a remoção da terra que escorregou na altura da casa de número 3449, onde um grande deslizamento de terra, ocorrido na noite da segunda-feira (10), sentido direção central, com extensão de 40m, obstruiu a pista.

Os serviços nesse primeiro trecho foram concluídos por volta das 12h, após a remoção do grande volume de terra e de vegetação e árvores, algumas com diâmetro de até 70 centímetros. Foram utilizadas máquinas escavadeiras e caminhões para a remoção dos resíduos.

Devido a ocorrência, a Elektro acionou a equipe de manutenção para fazer reparos em postes e rede elétrica.

Na sequência, o prefeito, homens e máquinas da Prefeitura, Defesa Civil e coordenação do Parque Estadual, foram até outra significativa ocorrência, no quilômetro 15+120m, onde um deslizamento de terra, no sentido Castelhanos, provocou a queda de uma grande árvore, com aproximadamente um metro de diâmetro; ao tombar, arrastou outras de médio e pequeno porte e obstruiu esse trecho da estrada. Com o uso de motosserras e máquina tipo trator esteira, muito esforço e horas de trabalho, a equipe consegui afastar os troncos para a outra margem da via. O tamanho das árvores envolvidas nesse segundo caso dificultou muito o trabalho de remoção, que foi delicado por causa da possibilidade do grande tronco afetar novas árvores no local.

Aproximadamente às 16h, a pista estava com o tráfego normal, porque em diversos outros locais as ocorrências foram menores que as duas acompanhadas pelo prefeito.

“Fiz questão de acompanhar, desde o início das chuvas, os trabalhos de atendimento à população dos locais mais afetados. Parabenizo as equipes que se mantiveram de plantão e não mediram esforços para devolver a normalidade aos locais que sofreram grandes transtornos. Essa incansável equipe não descansará até atender todas as ocorrências”, disse Márcio Tenório.


Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário