Atau

UBSs de Caraguatatuba ganham novo modelo de gestão a partir de hoje

Facebook Twitter

Arquivo/PMC

UBSs de Caraguatatuba ganham novo modelo de gestão a partir de hoje

A partir desta sexta-feira (01/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia um novo formato de gestão das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para melhor atender à população. A partir de agora, as UBSs do município serão divididas em polos e, cada polo, será supervisionadas por uma profissional de enfermagem, servidora de carreira da pasta.

O objetivo principal deste novo método de supervisão é dar suporte técnico às equipes das Unidades de Saúde; com a finalidade de implantar e implementar a Política Nacional de atenção básica.

Nesta nova divisão, as UBSs serão estabelecidas da seguinte forma: UBS Perequê-Mirim e UBS Ademir Reis formarão o Polo Sul 1; UBS Porto Novo e UBS Morro do Algodão formam o Pólo Sul 2; UBS Tinga e UBS Gaivotas constituem o Polo Centro 1; UBS Jaraguazinho e UBS Centro/Sumaré são parte do Pólo Centro 2 e UBS Casa Branca; UBS Jetuba e UBS Massaguaçu/Tabatinga formam juntas o Polo Norte.

Cada polo estará sob responsabilidade de uma supervisora, com conhecimento técnico para elaboração do roteiro de supervisão junto à Secretaria de Saúde. A capacitação e encontro destes profissionais para a realização de cada roteiro será feita na quarta-feira (06/01) no prédio da pasta.

A Secretaria de Saúde informa que, com 119 mil habitantes segundo dados do IBGE, a cidade de Caraguatatuba conta com modelo de atenção em saúde com porta de entrada exclusivamente à Saúde da Família, garantindo acesso a toda a rede mediante referência.

Caraguatatuba tem, assim, 29 equipes dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF), atingindo 85% da população. A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a previsão para o ano de 2019/2020 é de ampliar este número para 34 equipes de ESF, contabilizando 100% de cobertura populacional.
Jornal do Litoral
Educação Ilhabela

Compartilhe e faça seu comentário