Atau

Após cobrança do prefeito, Sabesp apresenta Plano para situações emergenciais

Facebook Twitter

PMI

Após cobrança do prefeito, Sabesp apresenta Plano para situações emergenciais

Indignado com o problema de desabastecimento de água, ocorrido na semana passada em Ilhabela, o prefeito, Márcio Tenório, acompanhado da secretária de Meio ambiente, Maria Salete Magalhães, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (7), com o superintendente regional da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), José Bosco Fernandes de Castro, para cobrar melhorias dos serviços no abastecimento de água potável no arquipélago.

 
Durante o encontro, solicitado pelo chefe do Executivo ilhéu, Bosco apresentou o Plano para resolver a questão de abastecimento e não ocorrer problemas nos próximos dias de férias e feriados prolongados. A ideia da empresa é ampliar a captação na Cachoeira do Paquetá para aumentar a produção de água e fazer a troca da rede adutora, ampliando o diâmetro da tubulação que atende a estação.
 
A Sabesp assegurou que essas, e outras medidas, visam evitar problemas de abastecimento como o ocorrido nos últimos dias devido ao excesso de contingente, de consumo de energia e a turbidez da água após as fortes chuvas, que prejudicaram o funcionamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição.
 
Ainda de acordo com a empresa, Ilhabela utiliza - em condições normais - apenas um caminhão-pipa, mas nesse final de ano acrescentou mais cinco e logo após o excesso de contingente, no último final de semana, teve que utilizar um total de oito veículos e no sábado mais um para atender as cotas elevadas.
 
Novos reservatórios
Nessa reunião, a Sabesp entregou à prefeitura os projetos executivos readequados dos novos reservatórios de água dos bairros Green Park e Bexiga, que serão ampliados, além das diretrizes técnicas para a execução de redes de água e esgoto no Núcleo de Regularização Fundiária e Interesse Social do Cantagalo, na Vila, região Norte da cidade.
 
Os dois reservatórios, nos bairros Green Park e Bexiga, terão sua capacidade de armazenamento de água distribuída pela Sabesp, empresa responsável pelo serviço, ampliada de forma significativa, com o objetivo de regularizar problemas de desabastecimento registrado nos últimos anos, principalmente em períodos de alta temporada e feriados prolongados.  O reservatório do Green Park terá sua capacidade elevada de 50 mil litros de água para um milhão de litros, enquanto o reservatório do Bexiga será ampliado de 150 mil litros para dois milhões de litros. Com os dois novos reservatórios, Ilhabela dobrará sua capacidade total de reservação.
 
O reservatório do sistema Pombo, no Bexiga, já está na fase de licitação e tem obras previstas para o início de março, enquanto o do Green Park está com o pacote técnico sendo finalizado para entrar em licitação, com o início das obras estimado para abril.
 
De acordo com a Sabesp, o reservatório do Green Park trará maior segurança operacional ao sistema de água que abastece os bairros da região central e o reservatório do Pombo aumentará a segurança hídrica para toda a região sul de Ilhabela.
 
“Estamos trabalhando, incansavelmente, para que nenhum dos serviços essenciais falte à população, sendo a água um desses serviços. Continuaremos cobrando os órgãos responsáveis e investindo, como nunca foi feito, em captação, reservação e distribuição de água potável e redes coletoras e estações de tratamento de esgoto”, ressaltou o prefeito Márcio Tenório.
 
Após este encontro com o superintendente regional, Tenório reivindicará outras melhorias nos serviços junto à direção da Sabesp, em São Paulo, ainda esta semana.
Realizar Crédito
Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário