Atau

Campanha “Água e óleo não se misturam” começa na próxima semana

Facebook Twitter

PMI

Campanha “Água e óleo não se misturam” começa na próxima semana

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizará a partir de segunda-feira (12), a campanha “Água e óleo não se misturam”, quando as escolas da rede municipal de ensino passarão a receber o óleo de cozinha usado.

O projeto, desenvolvido pela coordenação de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Giglio, visa transformar o óleo coletado em produtos de uso doméstico, como o sabão em barra. Uma contribuição de grande valor para evitar mais desgastes de matéria-prima pelas indústrias. “Este projeto é muito relevante, pois nossos alunos tornam-se agentes multiplicadores no processo de conscientização da população sobre o descarte correto desse material nocivo ao meio ambiente”, disse a secretária da pasta, Yeda Lopes.

A arrecadação do óleo de cozinha, além de importantíssima para a preservação do meio ambiente, propicia o recebimento de produtos de limpeza, como detergente, desinfetante, água sanitária e barras de sabão às escolas participantes, cedidas pela empresa em troca do produto coletado.

No ano passado, a campanha coletou 465 litros de óleo. “Todo óleo e gordura de frituras são aproveitados na produção de sabão, ração animal e bio diesel. A Secretaria do Meio Ambiente faz parceria na elaboração dos relatórios que entram no programa município verde azul”, explicou a coordenadora de educação ambiental, Flávia Janaína.

Para o prefeito Márcio Tenório, o assunto é de suma relevância, pois envolve o descarte correto de um material poluente que, ao longo dos anos, traz grandes consequências ao meio ambiente. “O óleo descartado na pia da cozinha, é um grande risco à natureza, por isso é de vital importância que o produto seja encaminhado em garrafas pets para a escola mais próxima de sua residência, a fim de que tenha um destino final adequado”, disse o prefeito Márcio Tenório.
TIM São Sebastião
Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário