Atau

Campanha “Pilhas de Pilhas” encerra nesta sexta-feira

Facebook Twitter

PMI

Campanha “Pilhas de Pilhas” encerra nesta sexta-feira

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, informa que a campanha “Pilhas de Pilhas”, encerra nesta sexta-feira (9).

O material pode ser entregue no Paço Municipal, Secretaria de Educação e em todas as escolas municipais.

A destinação correta do material coletado será realizada, pela também parceira do projeto, a empresa Clog Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Na campanha do ano passado, foram coletados cerca de 270 kg desse material nocivo ao meio ambiente e à saúde.

Apesar da aparência inocente e pequeno porte, as pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Classificadas como resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.

A problemática está na forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas.  Aravés da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

Cuidados

Pilhas novas: a dica é obedecer a informação dos fabricantes dos aparelhos, com relação aos polos positivos e negativos das pilhas. Não misturar pilhas velhas com novas ou pilhas de sistemas eletroquímicos diferentes. Não remover o invólucro das pilhas.



Pilhas usadas: não guardar, principalmente de forma aleatória. No caso de ocorrer vazamento, lave as mãos com água abundante; se ocorrer irritação procure o médico.
TIM São Sebastião
Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário