Atau

PAT de Ilhabela realiza o 1º Encontro do Time do Emprego

Facebook Twitter

PMI

PAT de Ilhabela realiza o 1º Encontro do Time do Emprego

O Pat (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ilhabela, realizou na tarde de ontem (6), no Polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), na Barra Velha, o primeiro dos 12 encontros do Programa do Governo do Estado de São Paulo Time do Emprego.

O programa, cujo objetivo é orientar e preparar o participante na inserção ou retorno ao mercado de trabalho, de acordo com seus interesses habilidades e qualificação profissional, é baseada em uma iniciativa canadense que utiliza a metodologia CSTEC (Canadian Steel Trade and Employment Congress), que a SERT (Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho) adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia, para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agencia Canadense de Desenvolvimento Internacional) e da Agência Brasileira de Cooperação.

A ação é gratuita, aberta ao público e os interessados em participar só precisam levar RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (para os homens).

A facilitadora e diretora de Promoção de Emprego e Renda do PAT ilhéu, Ilda Torres, explicou que o projeto consiste na realização de 12 encontros, onde os participantes passam por inúmeras experiências como dinâmicas, orientação de vestimenta adequada documentação e muito mais. “Os participantes formam um grupo para troca de experiências e preparação à procura de um emprego. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e elaboração para entrevistas, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida”, disse. “O Time do Emprego é uma capacitação, não oferece vagas de emprego, mas é de grande ajuda e o nosso sucesso é visto quando, já nos primeiros encontros, o participante consegue se inserir no mercado de trabalho”, destacou Ilda.

A diretora comentou, ainda, que o programa já atendeu cerca de 600 pessoas no arquipélago e que aqueles que participaram das atividades e, mesmo assim não obtiveram êxito na conquista de uma vaga de emprego, o próprio PAT disponibilizará – de  forma gratuita – , uma consultoria com o munícipe de até três meses, tirando dúvidas e passando as orientações necessárias para que venha a ter sucesso na busca por uma colocação de trabalho.

O Programa Time do Emprego é realizado exclusivamente pela Secretaria de Emprego do Estado de São Paulo em parceria com os PATs municipais e atualmente atende cerca de 171 municípios.

Serviço: O Polo de Univesp fica na avenida Professor Malaquias de Oliveira Freiras ,95, próximo ao hospital Governador Mário Covas Júnior, na  Barra  Velha.
TIM São Sebastião
Alemazzoni

Compartilhe e faça seu comentário