Atau

Intervenção urbana “10 minutos para você: Uma performance afetiva” convida o público para uma pausa na rotina

Facebook Twitter

Intervenção urbana “10 minutos para você: Uma performance afetiva” convida o público para uma pausa na rotina

Com o intuito de propor um olhar afetivo em espaços público, quebrando o cotidiano de quem passa por ali, seis artistas realizam a intervenção “10 minutos para você: Uma performance afetiva”. A performance busca a aproximação de vidas cercadas de gestos automáticos com a arte, convidando  que se deixe a rotina, de forma espontânea e transformadora. Afinal, dez minutos podem ser a pausa mais preciosa quando a correria da vida não te permite um respiro ao longo do dia.

Através de pequenos momentos, em poucos minutos, grandes conexões são realizadas. O imprevisível se torna especial quando “10 minutos para você: Uma performance afetiva” possibilita que o público se insira em seis diferentes narrativas, com seis artistas, que levam seu cenário e sua performance para as ruas, criando micro ambientes ao redor de um mesmo local. Cada performer, com sua cadeira e acessórios, propõe uma interação artística e uma troca afetiva. Desenvolvidos previamente, seus momentos são compostos por histórias, músicas, poesias e um convite para que o público participe e complete o sentido da intervenção.

“A partir do momento que a pessoa se senta, ela será nosso público protagonista e todas as ações estarão voltadas a ela. Estaremos dessa forma radicalizando na exclusividade e criando um momento de atenção plena voltada à um só ser, ser esse que com toda certeza merece um olhar único. Teremos também uma outra camada de público, que estamos denominando de público espectador. Esses estarão assistindo as ações apresentadas ao público protagonista, sendo impactados pela ação e, quem sabe também, se encorajando a serem os próximos a sentarem-se na cadeira.”, afirma a produtora Aline Souza, quem juntamente com a criadora e performer Milena inscreveu o projeto na Lei de Incentivo à  Cultura da cidade de Jacareí, pelo qual foi aprovado no início do ano e possibilitou as primeiras performances do projeto.

“No meio do caminho tinha uma ação poética. Tinha uma ação poética no meio do caminho”. Esta experiência de conexão com tal público, abrangente e diverso, permite ainda o desenvolvimento de uma afinidade com quem, à caminho do trabalho, de um compromisso ou de casa, pode ter um contato único com uma performance artística. Neste cotidiano em que cada um ao fim do dia percebe não ter se dado 10 minutos para refletir sobre si mesmo e sobre as ações realizadas nas últimas horas, a proposta de “10 minutos para você: Uma performance afetiva” é interferir neste cotidiano acelerado, criar e trocar, neste momento, arte e conhecimento (próprio e do outro). Ao quebrar a rotina do público presente em cada espaço ocupado pela intervenção, abrir um instante espontâneo para buscar este tempo tão significativo e o transformar.

“Acreditamos na potência de uma ação artística afetando o cotidiano da cidade e mais do que isso, acreditamos no poder do encontro real. Um dos principais resultados almejados pelo projeto é a contribuição com a formação de público dos munícipes de Jacareí, através da apresentação de uma linguagem, até então, pouco difundida na cidade: a intervenção urbana. Uma pessoa positivamente impactada por uma ação artística pode representar um elemento multiplicador em sua comunidade e uma grande aliada no importante trabalho de formação de público. Este que é um dos mais intensos e árduos trabalhos, compartilhado entre artistas, poder público e privado.”, completa Aline Souza.

SERVIÇO: “10 minutos para você: Uma performance afetiva” no Litoral Encena:
Quando?
Dia 02 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h
Onde?
Praça Cândido Mota, Centro, Caraguatatuba/SP
TIM São Sebastião
Refis 2018

Compartilhe e faça seu comentário