São Sebastião - Agosto 2021

Inscrições de mães para buscar alunos faltosos em SP será na próxima segunda

Facebook Twitter

msn

Inscrições de mães para buscar alunos faltosos em SP será na próxima segunda

As inscrições para a contratação de 70 mães para ajudar a encontrar alunos que não estão indo aos colégios na rede municipal de São Paulo serão feitas exclusivamente na próxima segunda-feira (13). Elas receberão R$ 1.155,30 por 30 horas semanais, 6 horas por dia, durante três meses.

O POT (Programa Operação Trabalho) Busca Ativa foi anunciado na semana passada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) como uma das ações para reduzir a evasão escolar na rede municipal. A Secretaria Municipal da Educação não deu número de alunos faltosos.

As aulas retornaram no início de agosto com até 100% de alunos nas escolas, desde que haja uma distância de ao menos 1 metro entre eles. Por enquanto, a presença dos estudantes nos colégios não é obrigatória.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo serão contratadas mães de estudantes da rede municipal, ou mulheres que morem próximas aos colégios, em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições serão feitas pelo site do Cate www.cate.prefeitura.sp.gov.br das 8h às 18h da próxima segunda.

Para participar do POT Busca Ativa é necessário atender aos critérios do Programa Operação Trabalho como estar desempregada há mais de quatro meses, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família, morar na capital, não estar recebendo benefícios como o seguro-desemprego, entre outros.

As candidatas precisam ter entre 18 e 40 anos, escolaridade a partir do ensino médio completo e ser mãe de aluno da rede municipal ou pertencente à comunidade escolar.

As selecionadas irão atuar como agentes de abordagem social em apoio à equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação. O trabalho será desenvolvido próximo de suas residências nos territórios das Diretorias Regionais de Educação.

Segundo a prefeitura, dentre as tarefas estão a verificação de endereços dos responsáveis pelos estudantes não localizados, avaliar as dificuldades que impedem que a criança ou adolescente retome às atividades escolares presenciais, orientar sobre matrícula ou rematrícula, entre outros. A pasta da educação vai estruturar um questionário para que as mães apresentem na visita e as famílias respondam.

As visitas às casas das famílias com crianças e adolescentes em idade escolar serão a partir de dados das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. Os trabalhos devem começar em 20 de setembro.

Em fevereiro, a prefeitura anunciou a contratação de 5.000 mães para ajudar nas escolas da rede municipal, principalmente em ações contra a Covid-19.

POT BUSCA ATIVA | SERVIÇO
Inscrições
13/9
Das 8h às 18h
Onde
site do Cate www.cate.prefeitura.sp.gov.br
Início dos trabalhos
20/9
Salário
R$ 1.155,30
Jornada
30 horas semanais e 6 horas por dia, durante três meses
Requisitos
Ter entre 18 e 40 anos de idade Estar desempregada há mais de quatro meses Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família Morar na capital Não estar recebendo benefícios como o seguro-desemprego, entre outros Ser mãe de aluno da rede municipal ou pertencente à comunidade escolar Tarefas
Verificação de endereços dos responsáveis pelos estudantes não localizados Avaliar as dificuldades que impedem que a criança ou adolescente retome às atividades escolares presenciais Orientar sobre matrícula ou rematrícula, entre outros As selecionadas irão atuar como agentes de abordagem social em apoio à equipe técnica da Secretaria de Educação O trabalho será desenvolvido próximo de residências das mães nos territórios das Diretorias Regionais de Educação nas seguintes regiões:
Zona Oeste
Butantã Zona sul
Campo Limpo Capela do Socorro Ipiranga Santo Amaro Zona norte
Freguesia-Brasilândia Jaçanã Zona leste
Guaianases Itaquera São Miguel Paulista Penha, Pirituba-Jaraguá São Mateus Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

Compartilhe e faça seu comentário