USF é a porta de entrada para o atendimento público de saúde

Facebook Twitter

USF é a porta de entrada para o atendimento público de saúde

Unidade de Saúde da Família do bairro São Francisco

A Atenção Básica ou Primária, composta pela Unidade de Saúde da Família (USF), é a principal porta de entrada do usuário aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estão presentes nos bairros, próximo aos usuários, e são responsáveis por realizar o atendimento e acompanhamento de rotina, tratando e prevenindo a saúde como um todo e, quando necessário, encaminhando para outros níveis de atenção, quando se faz necessário atendimento especializado.

Entre os diversos serviços oferecidos pelas USFs estão o acolhimento com classificação de risco; consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal; distribuição e administração de medicamentos, vacinas e curativos; visitas domiciliares; atividades em grupo; educação em saúde, entre outras.

Além dos atendimentos no local, as USFs também realizam assistência domiciliar, por meio das Equipes de Saúde da Família (ESFs), responsáveis por assistir um número definido de domicílios e famílias por região.

São equipes multiprofissionais e compostas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, que tem como foco manter o vínculo com os pacientes ao longo da vida, atuando de forma próxima e humanizada.

Para ter acesso aos serviços, o munícipe deve se cadastrar na USF mais próxima, munido de documento de identificação, comprovante de residência e Cartão SUS. No caso de pessoas em situação de rua ou em que há risco de vida, estes documentos não são exigidos.

Em São Sebastião existem 24 Unidades de Saúde da Família, distribuídas pelos bairros da cidade. Conheça clicando AQUI

Compartilhe e faça seu comentário