Felipe Augusto destaca avanço dos mutirões da Costa Sul com a chegada de mais materiais

Facebook Twitter

Felipe Augusto destaca avanço dos mutirões da Costa Sul com a chegada de mais materiais

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou nesta semana a intensificação dos mutirões da Costa Sul, com a chegada de mais materiais, como guias e bloquetes. Recentemente, começaram novas etapas de mutirões no Sertão do Piavú (Cambury), Vila Paraná (Juquehy), Sítio Velho (Barra do Una),Sítio Boa Esperança (Boiçucanga), entre outros, entre outros.

De acordo com a Regional Boracéia, a Alameda Cubatão, em Boracéia, o serviço vai acelerar ainda mais, porque no dia 16 e 17 de julho chegaram mais 24 paletes de bloquetes, 240 metros quadrados. Nesse local, o mutirão já passou pela etapa de concretagem, está com aproximadamente 70% dos serviços concluídos, porque recentemente chegaram guias e bloquetes, que já foram instalados. Na Rua João Antunes, na Praia do Engenho, o trabalho foi finalizado há mais de um mês.

Na Vila Paraná, a obra coordenada pela Regional Juquehy avançou. E já atingiu a terceira etapa da execução e agora restam apenas em torno de 5% do total planejado, aproximadamente 60 metros de uma rua.

Já no Sítio Velho, em Barra do Una, com o recebimento de material, as ações foram retomadas nesta semana (12 de julho). Será finalizada, no próximo final de semana, a etapa um (Rua José de Farias) e vai ser iniciada a segunda etapa (Rua das Palmeiras).

Nos mutirões coordenados pela Regional Boiçucanga, a Rua São José, na Vila Sahy, foi finalizada no dia 15 de julho; na Rua Tijucas, principal acesso do Sertão de Cambury, em Cambury, a obra está aguardando mais tubos para finalizar drenagem e já está entrando também em fase de finalização - com 70% concluído. Na Rua do Sol, em Boiçucanga, no Sítio Boa Esperança, os serviços já chegaram a 50%. No dia 17 de julho, recomeçou o mutirão no Sítio Boa Esperança.

No Núcleo Habitacional Barreirinha, o serviço está com 30% executado, a obra da Rua da Amizade iniciou com a instalação de guias; o mesmo serviço está sendo realizado no mutirão da Rua das Rosas (está com 80% realizado).


No sábado (10 de julho) havia começado mais um mutirão, na Rua João Santana, no Núcleo Piavú, em Cambury.  

Realizado pela Regional Maresias, o mutirão da Alameda das Tartarugas já estava com 70% de execução, até o dia 15 de julho. Já ocorreram a terraplanagem e o assentamento de guias e sarjetas. A obra na travessa do local foi finalizada em 18 de junho. Com a chegada de mais material foi possível dar continuidade aos serviços.

De acordo com a Regional de Maresias, no dia 12 de julho chegaram 140 guias e 32 paletes de bloquetes para a Rua Alfredo do Vale.

O prefeito falou sobre os mutirões. “É com muita satisfação que anuncio novas etapas de mutirão de pavimentação sendo iniciados. Já regularizamos mais de 30 núcleos e realizamos mutirões em mais de 350 ruas (sendo 338 na Costa Sul) com o calçamento comunitário”. Destacou o Felipe Augusto, recentemente.

Os mutirões da Costa Sul e de todo o município são promovidos pela Prefeitura de São Sebastião e pelos munícipes.
 
O Mutirão
 
Criado pela administração atual, o “Mutirão de Pavimentação” entrou em vigor por meio da Lei n° 2.609/19, com o objetivo de agilizar as benfeitorias nas ruas de São Sebastião.

Com essa lei, foi possível que os próprios moradores fornecessem a mão de obra e executassem obras de baixa complexidade. A Prefeitura fica responsável em garantir o fornecimento da infraestrutura (documentação, planejamento, materiais, maquinários) e as equipes das Regionais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) dão suporte e direcionamento durante os serviços.

A realização de mutirões de calçamento se tornou possível após o atual governo fazer o maior programa de regularização fundiária da história do Estado de São Paulo, com a entrega de mais de dois mil títulos. 

Compartilhe e faça seu comentário