São Sebastião é a 5ª cidade brasileira em segurança de acordo com ranking de liderança pública

Facebook Twitter

São Sebastião é a 5ª cidade brasileira em segurança de acordo com ranking de liderança pública

A cidade de São Sebastião conquistou o 5º lugar no quesito segurança entre cidades brasileiras com até 100 mil habitantes, no Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Para chegar a esse índice, a instituição analisou a relação do total da população com o número de: mortes violentas ocorridas no município; mortes por causas indeterminadas; mortalidade de jovens, de 15 a 29 anos, por razões de segurança; óbitos provocados por acidentes de transporte; internações provocadas por acidentes de transporte.

Ao fazer a comparação do ranking no quesito segurança, São Sebastião fica acima em todas as médias (do Estado, da Região Sudeste e do Brasil).

O município já tinha obtido a posição de 1º lugar no Brasil neste ranking em serviços relacionados à Atenção Básica e à cobertura vacinal, pontos essenciais que garantem acesso à saúde à população; 6º lugar em sustentabilidade fiscal, capacidade de o município manter o equilíbrio das contas públicas e cumprir o atendimento a bens e serviços públicos; e 7º lugar em funcionamento da máquina pública, forma como ocorrem os processos administrativos para tornar a gestão pública mais eficiente.

Tecnologia em prol da segurança

São Sebastião possui um sistema de câmeras inteligentes, de alta resolução, interligado com o Muralha Digital que, por sua vez, está conectado ao Sistema Córtex – Secretaria de Operações Integradas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O Centro de Operações Integradas (COI) utiliza essa tecnologia para identificar infratores que circulam no município. O Muralha Digital é capaz de reconhecer uma placa de veículo e relatar se é furtado, roubado ou clonado, inclusive se o proprietário está com os documentos em dia ou se é procurado pela Justiça.

Atividade Delegada da Polícia Militar

A administração municipal é uma grande parceira das polícias do Estado, incluindo o Corpo de Bombeiros, e investe anualmente cerca de R$ 4,5 milhões em: manutenção de veículos, cessão de funcionários, alugueis de prédios públicos, Operação Verão que amplia a segurança em época de alta temporada, entre outras atividades.

Para reforçar a segurança, em 26 de maio de 2021, o convênio com a Atividade Delegada da Polícia Militar foi renovado por mais cinco anos.

Centro de Liderança Pública

Centro de Liderança Pública é uma organização tem como objetivo engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos que resolvam as questões mais essenciais do país. Há 13 anos, vem realizando um serviço que busca um Estado Democrático de Direito de fato, que empregue com respeito e eficiência os recursos públicos.

O ranking criado pela CLP se baseia em uma ampla reflexão sobre questões fundamentais que trazem à tona o desenvolvimento dos serviços ofertados à população. Com esse estudo é possível identificar quais governos municipais buscam a melhoria de vida das pessoas por meio de políticas públicas.

Compartilhe e faça seu comentário